O seguro profissional é relativamente acessível para a maioria das atividades independentes e é importantíssimo em caso de acidente.
Cobrindo desde a invalidez temporária até à morte, o segurado e os seus beneficiários poderão ter um apoio financeiro importante e em muitos casos imprescindível à sua sobrevivência. Assim, para que o número de profissionais independentes sem seguro de acidentes de trabalho diminua, deve investir-se na informação e sensibilização para as vantagens do mesmo, bem como na fiscalização. A inexistência de seguro é punida por lei, podendo implicar o pagamento de uma coima. Destina-se a todos os profissionais que exerçam uma atividade por conta própria, mesmo que exerçam simultaneamente uma atividade por conta de outrem. Este seguro providencia assistência médica especializada em caso de acidente de trabalho, protegendo-o contra as responsabilidades e despesas daí decorrentes. Permite-lhe ainda contratar a cobertura facultativa de acidentes pessoais que o protegerá em caso de acidentes ocorridos durante as suas atividades extraprofissionais.
Para além de acidentes de trabalho existem ainda outros seguros de contratação obrigatória, como é o caso de seguros de responsabilidade civil profissional a que algumas atividades estão obrigadas, como por exemplo, advogados, auditores, técnicos oficiais de contas, médicos e empreiteiros, entre outros.
Fonte: in Vida Económica