Lexis Glossário

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Letra R

Raio: Descarga elétrica na atmosfera acompanhada de trovões e relâmpagos.

Ramo: Termo com que se designam as diversas categorias de seguros.

Reconstituição de Documentos: Garante o ressarcimento, dos danos ocorridos em: manuscritos, desenhos, plantas e projetos; escrituras e outros documentos oficiais, com a inclusão dos respetivos selos; documentos, impressos e livros de escrita contabilística.

Reconstituição de Informação em Suporte Informático: Indemnização dos danos ocorridos em suportes informáticos e demais formas de armazenamento de informação constantes do imóvel seguro.

Regra Proporcional ou Rateio: Regra do contrato de seguro que se aplica quando um bem é segurado por um valor inferior ao seu valor real.

Renda: Pagamento de um valor em prestações, feito pelo segurador ao segurado, ao beneficiário ou ao terceiro lesado.

Reposição de Capital: Operação que consiste (perante um sinistro de danos parciais, que determine uma indemnização), no pagamento de um prémio suplementar, calculado com base no tempo que falta decorrer até final da anuidade e o valor correspondente à indemnização anteriormente paga.

Resgate: Possibilidade prevista nalgumas das modalidades de seguros de vida do tomador do seguro resolver o contrato e receber o valor da provisão matemática, deduzido de despesas de aquisição e de outras que estejam contratualmente previstas.

Resolução: Cessação antecipada de um contrato de seguro por iniciativa de uma das partes.

Responsabilidade Civil: Responsabilidade da pessoa em reparar os prejuízos causados a terceiros.

Resseguro: Consiste na transferência de parte do risco assumido por uma seguradora, para outra seguradora ou resseguradora.

Risco: Possibilidade de ocorrência de um determinado acontecimento, casual ou aleatório, incerto e portanto, imprevisível, pelas duas partes contratantes-tomador de seguro e seguradora- e causador de prejuízos.

Riscos Elétricos: Indemnização dos danos causados a máquinas elétricas, transformadores, aparelhos e instalações elétricas e aos seus acessórios, em virtude de efeitos diretos de corrente elétrica, nomeadamente sobretensão e sobreintensidade, até ao limite contratado.

Roubo: O mesmo que furto, mas quando praticado com violência.

A consulta deste glossário não dispensa nem substitui a leitura atenta de toda a legislação em vigor. Os conceitos e definições apresentados não vinculam a Lexis em relação a quaisquer interpretações ou utilizações que deles possam ser feitos.

© 2020 - Lexis.

Morada

Rua António Cândido Pinto, Nº 32,
Fraião, 4715-400 Braga

Coordenadas GPS

N 41° 32' 26.1486" W -8° 24' 18.2088"

Horário

Seg a Sex 09h00m - 13h00m 14h00m - 18h00m

Telefone

253 220 495

Fax

253 056 992